Monday, October 14, 2013

Meia Maratona Rock and Roll 2013 Lisboa

Olá a todos, regressei para partilhar a minha segunda experiência numa meia-maratona. Desde já adianto que não vale a pena fazer prova nenhuma quando estão lesionados. Eu aprendi esta lição da pior forma que foi fazer esta prova com uma fascite plantar no pé esquerdo.



Comparando com a minha primeira prova deste ano, no tempo total piorei em quase 5 minutos, o que não me admira por causa da lesão. Nos tempos parciais melhorei alguns segundos até ao KM 15, porque foi nesta altura que as dores aumentaram bastante.



Como se pode ver pela imagem em cima, consegui aumentar o meu ritmo entre o KM 12 e o KM 15 mas depois baixei bastante a velocidade. Esta prova teve duas partes bem distintas, por um lado comecei forte tanto que a minha aplicação android registou um ritmo abaixo dos 4:00 min/km ao KM8. Se calhar por causa deste inicio forte a minha lesão no pé tenha dado sinais no KM 15.

Se tivesse começado mais lento e fosse aumentando gradualmente a velocidade, poderia ter feito um melhor tempo total. Quando comecei a prova tinha uma pequena dor no pé esquerdo mas nada de especial. Estava bem hidratado, as pernas a nivel muscular estavam bem, sentia-me bem. Tinha tomado o pequeno almoço bem cedo (antes das 7h da manhã) e tinha-me alimentado novamente 1 hora antes da prova, de forma que estava com o gás todo.

Comecei a todo o gás mas acreditem que tive que me conter para não aumentar a velocidade, eu só pensava assim: "calma vais a um ritmo a rondar os 4:30 min/km, não precisas de ir tão rápido na primeira metade da prova, guarda para depois essa energia".

Assim fiz, assim que fiz o retorno dei gás, aumentei o ritmo mas infelizmente as dores no pé também aumentaram substancialmente que acabaram-me por condionar o resto da prova. Os últimos seis quilómetros foram a sofrer. Não parei nunca de correr mas mal conseguia pousar o pé esquerdo no chão devido às dores. Só contava os Km's para terminar a prova o mais rápido possivel.

No geral achei a minha prestação positiva mas fiquei aquém daquilo que podia ter feito devido à lesão. Ao contrário da minha primeira meia-maratona, desta vez estava treinado para completar a prova abaixo dos 100 minutos. Fica para a próxima, neste momento tenho que recuperar da lesão e não posso fazer treinos de corrida tão cedo.

Este ano tinha planeado fazer a meia maratona dos descobrimentos a 8 de Dezembro mas a não ser que haja um milagre o mais certo é não fazer.

No próximo ano não devo fazer nenhuma prova no 1º trimestre do ano. Já no 2º trimestre estou a pensar fazer uma prova de 10Km (será a segunda de 10Km ) e talvez uma prova em montanha. Se fizer uma de 10 KM vou treinar para fazer abaixo dos 43 minutos. Se estiver sem lesões vou treinar para fazer uma meia maratona no 2º semestre do ano.

Por mais que diga que estou a relaxar em não treinar tanto, custa-me não poder fazer treinos de corrida. Tenho feito musculação e vou começar a fazer algumas piscinas.


No comments:

Post a Comment